terça-feira, 3 de março de 2015

A publicidade que conscientiza.


Texto publicitário

São textos que têm como finalidade convencer ao receptor. 

A publicidade vale-se de variados recursos para persuadir (convencer alguém a fazer algo) ou dissuadir ( desanimar/ convencer alguém a não fazer algo). 

Alguns desses recursos são, por exemplo:

  • o slogan: frase eloquente que resume a intenção comunicativa do autor da mensagem publicitária. Deve ser breve, convincente e fácil de lembrar. Exibi-se com letras maiores e em lugar de destaque no anúncio. 

  • texto secundário: texto que reafirma o que é falado no slogan, argumentando, diretamente ou indiretamente, a favor da sua veracidade, seja mediante a expressão de suas qualidades ou apelando por instintos e emoções do receptor, através de frases convincentes ou imagens visuais ou acústicas reforçadas.

  • os tons e as cores: observa-se uma tendência a escolher determinados tipos de cores e tons a cada grupo social, ideologias, sentimentos, etc.; ou seja, escolhem-se cores segundo o consumidor que se deseja atrair ou os sentimentos que se desejam gerar nele. Por exemplo, os tons fortes (vermelho e amarelo intensos) produzem efeitos de dinamismo, juventude e modernidade; os tons cálidos e pastéis se associam com tranquilidade e estabilidade; os escuros transmitem sobriedade e elegância; os claros, pureza, frescura, transparência.


Analise as campanhas publicitárias abaixo:


1.


2.


                                                      3.


4.


5.


6.



7.



8.



9.



10.



11.



12.




13.




14.





15.



16.


Nenhum comentário:

Postar um comentário